Feeds Technorati Email Licença
English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

15 de março de 2009

Polícia francesa adota Linux e economiza RS 150 milhões

imagem retirada de http://www.imotion.com.br


Olá Amigos!

Hoje vou falar um pouco sobre um artigo que li no Terra Tecnologia. O artigo segue abaixo:

Após a adoção do sistema operacional Ubuntu Linux pela polícia francesa, um estudo mostrou que a economia da organização foi de 50 milhões de euros, aproximadamente R$ 150 milhões de reais, em apenas cinco anos.
Em 2005, a polícia francesa substituiu todas as suas versões do Microsoft Office pelo OpenOffice.org. Gradualmente, foram adotando outros softwares de código aberto, como Firefox e Thunderbird. Quando em 2006 deu-se o lançamento do Windows Vista, a organização decidiu que seria mais fácil migrar para o Ubuntu do que para o novo sistema da Microsoft.
"Passar do Microsoft XP para o Vista não nos traria muitas vantagens, e a Microsoft nos disse que para isso talvez fosse necessário treinamento de usuários", disse o Tenente-Coronel Xavier Guimard. "Passar do XP para o Ubuntu, entretanto, mostrou-se muito fácil. As duas maiores diferenças foram os ícones e os jogos. Jogos não são prioridade", declarou.
Atualmente a Gendarmerie Nationale, polícia nacional francesa, possui 5 mil estações de trabalho com o sistema operacional livre. Graças ao sucesso da migração, a organização pretende levar o Linux para mais 15 mil máquinas até o final do ano, e espera ter todo o seu parque de informática, 90 mil máquinas, migradas para distribuição do Linux até 2015, noticiou o site The Inquirer.
Com isso, Grimard espera reduzir seu orçamento anual em até 70%, sem reduzir a capacidade. Outros departamentos governamentais franceses já aderiram ao Linux.A Assembléia Nacional roda o Ubuntu em mil estações de trabalho, o Ministério da Agricultura utiliza o Mandriva.
Com a crise mundial e a pressão dos governos por corte de custos, o site Ars technica acredita que a adoção de softwares open source pelas organizações é uma saída viável e econômica, e comenta que outros países, como o Reino Unido e o Canadá, já tomaram medidas semelhantes.


Que o linux vem tomando o mercado, todo mundo já está cansado de saber, mas por que isto está acontecendo ?
O Windows aumenta o preço de seus SO a cada nova versão, assim empresas que precisam atualizar seu SO acabam perdendo muito dinheiro, não só empresas, mas usuários domésticos também, e agora com o Win Vista, muitos usuários ficaram meio que perdido na hora que começaram a usa-lo.
Ta certo que o layout do Vista é bonito e tal, mas alguém ai já viu o layout do Ubuntu ? Configurado ele fica melhor que o Vista, e o melhor, você não precisa pagar nada para ter um Ubuntu, ao contrário, a empresa que te manda um cd para você poder instala-lo e usa-lo, não é atoa que a cada ano que passa muitos usuários estão migrando do Win para o Linux, eu por exemplo, já pedi vários cds do Ubuntu pelo site Shipit.Ubuntu, a cada nova versão eu peço um cd, já postei um tutorial aqui no Info Blogui de como fazer para requisitar seu cd Ubuntu. Se empresas do ramo fizerem como a empresa que comercializa o Ubuntu, e o Bill Gates não abrir o olho, creio eu que a Microsoft enfrentará vários problemas, tá certo que os caras quebram a cabeça pra programar as Suítes de aplicativos do Office, quebram a cabeça pra desenvolver um novo Windows, mas dúvido que alguém discorde comigo quando eu falo que os preços dos produtos da Microsoft está bem alto, sendo que hoje tem várias alternativas Open sources, e vários pessoas ficam com medo de mudar pro Linux, porque alguns programas não rodam direto nele, você tem que pegar emulador e tudo, mas num futuro bem próximo, empresas que criam programas para variados fins, como Adobe, Macromedia, Autodesk e por ai vai, vão começar a criar seus programas também para Linux, porque se o mercado deles atendem somente o Win, com vários usuários migrando para o Linux, como eles vão ganhar seu pão de cada dia ?

Bom, deixei minha opnião, nada contra o Windows, ao contrário, um ótimo SO, apesar de alguns pequenos problemas, mas sem ele, não sei se a tecnologia de hoje seria a mesma.


Gostaram ? Então deixe seu comentário!

Abraço!


.

1 Comentário:

Wagner Lopes disse...

Eu ainda não tive coragem de usar linux, mas apoio :D
Estou sorteando 5 trabalhos meus. Da uma olhada lá no meu blog
Abraços

Postar um comentário

Twitter

Seguidores

Comentários recentes

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template by Dicas Blogger, modificado por InfoBlogui.

TOPO