Feeds Technorati Email Licença
English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

23 de janeiro de 2008

Entendendo o Linux.


Em sua essência, Linux, na verdade, é apenas o nome do kernel de um sistema operacional criado por Linus Torvalds. Como seu uso é livre (qualquer um pode usar e/ou alterar o código-fonte) muitas organizações "juntaram" esse kernel com uma gama de pacotes de software de maneira a formar um sistema operacional com funcionalidades relevantes ao usuário. A cada combinação do kernel com pacotes de software, dá-se o nome de distribuição e todas possuem características implementadas pela organização que a montou. Como cada organização trabalha com filosofias e objetivos diferentes, a montagem de uma distribuição é baseada nestes aspectos. Assim, existem distribuições para os mais diversos fins. Hoje em dia, um usuário experiente é capaz de montar sua própria distribuição, adicionando as funcionalidades que desejar.
Enfim, Linux é um sistema operacional livre, gratuito, fácil, seguro e completo, repletos de aplicativos excelentes que você pode perfeitamente usar no seu Micro computador, com as mesmas facilidades encontradas em outro sistema.

Use, Navegue e Experimente o Linux sem instalação.

Já existe há um certo tempo o LIVE CD, Trata-se de distribuições completas que rodam diretamente do CD sem ser preciso instalá-lo no computador. Assim, esse tipo de distribuição é ótimo para iniciantes experimentarem o Linux. A distro com Live CD mais conhecida e divulgada no Brasil é o Kurumin Linux, criado por Carlos E. Morimoto, responsável pelo site Guia do Hardware. Essa distribuição fez (e faz) um enorme sucesso porque é de fácil manipulação e vem com um pacote de softwares e funcionalidades interessantes, sendo uma excelente opção para quem quer iniciar no mundo do Linux. Alguns usuários gostam tanto desta distribuição que acabam instalando-a no computador. Muitos começaram com o Kurumin e depois passaram para outras distribuições ao se sentirem mais seguras. O Kurumim é também bastante conhecido na Europa, e é encontrado até mesmo em sites “Underground”.
Os lives CDS estão também presentes nas distros: Ubuntu, Suse, Mandriva, Dream Linux, Mint, Geubuntu, Fedora e uma pequena distro com 50MB denominada DamnSmall Linux, entre tantas outras.
Caso o usuário goste do sistema, basta clicar em um ícone para dar inicio a instalação preservando ou não o Windows.

Como posso usar o Linux?

Da mesma forma do que no Windows, você pode navegar, cria paginas, programar, criar um servidor, fazer downloads, ouvir radio, ripar musicas, acessar o seu msn, orkut, baixar fotos, ver vídeos, editar o seu Blog,usar planilhas, criar apresentações, baixar torrents, compartilhar arquivos, editar imagens, instalar programas, gravar cds e dvds, enfim tudo que você faz no Windows pode ser feito também no Linux.

Posso usar ambos no mesmo computador?

Sim é possível, basta ter espaço no hd, inclusive no Linux você tem acesso a partição Windows. Para instalar o Linux em um computador com o Windows já instalado, Basta criar uma nova partição, esta partição pode criada antes, ainda dentro do Windows ou através do particionador do Linux, em algumas distribuições tudo é feito automaticamente.

Linux é muito complicado?

Não, Um sistema que hoje para instalar um programa basta clicar em Instalar não pode ser complicado, As distros de hoje trazem modernas e inovadoras interfaces gráficas, chamados de gerenciadores de janelas ou Windows manager, as principais e mais usadas são o KDE, Gnome e XFCE, Onde como no Windows você manipula seus diretórios, cria e modifica temas, ícones e fundo de tela, até mesmo as fontes principais do Windows você poderá instalar no seu Linux. Tudo isso é feito tão somente com o clique do mouse.

Como instalo programas no Linux?

Um grande numero de aplicativos disponíveis para Windows também trazem versões para Linux, outros programas com qualidade igual ou superior poderão ser instalados simplesmente clicando sobre o pacote baixado, ou ainda através dos gerenciadores de pacotes de cada distribuição. Nas principais distros o gerenciador de pacote é representado por uma interface gráfica chamada Synaptic, que já trazem centenas de programas pré-configurados, bastando clicar sobre eles e pedir a instalação. Outro fator importante é que os programas são gratuitos, raramente encontro um shareware ou demo.

O Linux é muito difícil de instalar?

Não, o único trabalho pesado é que você tem que colocar o CD ou DVD no driver, reiniciar o micro, escolher a linguagem, dar um nome pro seu micro e criar uma senha de usuário do sistema. A instalação mesmo em maquinas com pouco recurso é bastante rápida em comparação com o Windows.

Quais programas eu tenho que instalar no Linux?

Após ter seu Linux instalado, você praticamente não precisa instalar mais nada, mude a cor ou plano de fundo, adicione alguns ícones e comece a usar,
Todas distros trazem os programas essenciais como navegadores, gerenciadores de E-mail, programas gráficos, multimídia, mensageiros instantâneos, editores de html, gerenciadores e manipuladores de vídeo, imagens, áudio, streaming, codecs e os plugins do java, games diversos e programas educacionais.
E tudo isto sem se preocupar com vírus, trojans, malwares e outras pragas virtuais..


O Linux é seguro?

Sim, não só é seguro como bastante estável, quase não surge aplicativos travados, e os ataques por vírus são praticamente inexistentes. O que pode acontecer é que com o grande crescimento do Linux, possam surgir vírus, porem não terá efeito devastador como no Windows, porque as distribuições são bastante diversificadas, e mesmo que isso ocorra, os desenvolvedores de Linux saberão como se defender. Algumas distros já trazem protetores de Firewall e outras como a Xandros trazem até uma enorme central de segurança.

No Linux eu tenho o Office?

Na verdade, as maiorias das distribuições Linux já possuem toda a suíte de escritório instalada e gratuita. Geralmente na maioria o OPEN OFFICE vem como padrão, existe outras suítes, editores de texto como o Abiword, Há também leitor de pdf e o próprio Adobe Reader que pode ser instalado. Com certeza você poderá editar textos, planilhas e apresentações de graça com o Open Office e seus derivados! Os arquivos do Office podem ser abertos também pelo Microsoft Office e vice versa. Caso queira há os emuladores como o Wine e o Crossover que serve para rodar aplicativos Windows no Linux.
Há ainda os aplicativos profissionais de banco de dados, de servidor web, de acesso remoto seguro com criptografia forte, de interação com rede Windows.

Qual é a relação Custo/benefício?

Bem o Linux é totalmente gratuito, Caso você tenha uma micro-empresa e prefira optar por não pagar licenças para usar o Windows e mais uma suíte Office, somente em uma maquina a economia será grandiosa. Imagine em 500 micros. E os benefícios serão os mesmos.
Um exemplo: A prefeitura do Rio de Janeiro instalou em sua rede municipal de ensino os micros da Itautec, todos com Linux Librix.

Há documentação suficiente?

Embora muitos Sites e Blogs relacionados com Linux, geralmente mostram como fazer determinadas tarefas ou configurações, somente através de linhas de comando e isso assusta e afasta o usuário interessado, Porem as principais distribuições mantêm um acervo farto de apostilas, vídeos e tutoriais, mas raramente você vá precisar deles.

Qual distro devo usar?

Se você adquiriu um micro popular, É provável que a distribuição nele instalado vá atender suas necessidades, com o tempo você irá adquirir novos conhecimentos e certamente irá se apaixonar por outra distribuição.

Por: Balbinux

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Twitter

Seguidores

Comentários recentes

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

  ©Template by Dicas Blogger, modificado por InfoBlogui.

TOPO